domingo, 8 de julho de 2012

Registros fotográficos


       Deixar registros sempre foi uma característica do ser humano: desenhos primitivos em cavernas, pinturas antigas com tinta, fotografia preto e branco e, finalmente, a fotografia digital. Hoje temos uma grande facilidade de registrar o mundo a nossa volta mas, foi um longo caminho até chegarmos a isso. Muitos pesquisadores trabalharam com imagens mas, foi entre os prêmios Nobel de Física, que tivemos dois cientistas que revolucionaram o processo de gravação de imagens: : Gabriel Lippmann , concedido em 1908 "por seu método de reproduzir imagens coloridas baseado no fenômeno de interferência", e Dennis Gabor , concedido em 1971, "por sua invenção e desenvolvimento do método holográfico". 
Fotografia a cores feita
por Lippmann em 1891
          Ambos os métodos tinham o objetivo de reproduzir uma imagem de uma forma bastante diferente de outras tentativas anteriores feitas para a mesma finalidade. Para conseguir isso, Lippmann e Gabor escolheram uma abordagem revolucionária para a física fundamental em vez de seguir um progresso evolutivo em engenharia. Em 1886, quando a tecnologia da fotografia ainda estava lutando para transferir as cores da natureza para adequar os valores de tons em preto e branco, Gabriel Lippmann concebeu um método de duas etapas para gravar e reproduzir imagens coloridas diretamente através dos comprimentos de onda no objeto e a fotografia subsequente.          
      Enquanto Lippmann melhorava fotografia em preto e branco para cores, a holografia Gabor estendeu a fotografia a partir de imagens planas em um espaço de imagem tridimensional. Procedimentos para oferecer para cada olho do espectador a sua própria paralaxe - estereoscopia - são históricos como a própria fotografia. Mas a ideia de Gabor, de um "holograma" era de obter todas as informações em todo o espaço da imagem melhorando, assim, a nitidez nos registros da microscopia eletrônica, eliminando do processo a as lentes eletromagnéticas, que produziam uma aberração difícil de reduzir.                                                                                                                           
Essa tentativa de Garbor de obter as informações do espaço da imagem se traduz, hoje, nas nossas imagens, filmes e eletrônicos que operam com a tecnologia 3D.

Biedermann, K  - "Lippmann's and Gabor's Revolutionary Approach to Imaging"
imagem holográfica retirada do site pessoal do Prof. Dr. Joaquim José Lunazzi (http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário